domingo, 1 de maio de 2011

O Terapeuta Controla o Comportamento de seu Cliente?

Encontrei a imagem a seguir no blog da Karina Aguiar [link] e achei interessante trazê-la para problematizar a questão discutida no texto. A primeira vista, a figura retrata uma situação comum de laboratório: um estudante de Análise Experimental do Comportamento condicionando (ensinando) a Resposta de Pressão à Barra no repertório do sujeito experimental (rato). 



Fonte: Blog Psicologia, editado por Karina Aguiar [link]. Rato
condiciona aluno a anotar sempre que ele pressiona a barra. 

Olhando para a legenda, vemos o rato dizendo ao outro que está condicionando no humano a resposta de anotar coisas no papel sempre que a barra for pressionada, o que levanta a questão: quem está condicionando respostas no repertório de quem? O rato ou o humano?

O texto Relação Mútua de Reforço: Modelagem de Respostas Inadequadas [link] já problematizou o assunto: assim como as ações do humano influenciam as ações do rato, as ações do rato influenciam as ações do humano. Em outras palavras, temos uma relação de mão dupla, ou seja, uma relação na qual todos os envolvidos se influenciam e são influenciados. 

Este padrão se repete nos diversos tipos de relações entre humanos: todos os envolvidos se influenciam mutuamente. E na clínica de Psicologia não é diferente: assim como a os comportamentos do terapeuta influenciam os comportamentos do cliente, os comportamentos do cliente influenciam os comportamentos do terapeuta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário