Revisores

Conheça nossa equipe de revisores independentes, responsáveis por garantir a qualidade de nossos artigos. Cada um deles avalia e oferece sugestões de trabalhos produzidos dentro de suas áreas de pesquisa e atuação. Lista organizada por titulação e ordem alfabética.


Júlio César Coelho De Rose


Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino.


Denis Roberto Zamignani


Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2008); psicólogo (1996) e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenador da Faculdade de Psicologia na Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi-Morumbi. Docente no Curso de Especialização em Clínica Analítico-Comportamental do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, onde é também sócio-diretor. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, gestão 2012-2013. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em intervenção terapêutica, pesquisa em psicoterapia e formação profissional do psicólogo, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia analítico-comportamental, pesquisa em psicoterapia e ensino de análise do comportamento.


 Glauce Carolina Vieira Santos


É Doutora pela Universidade de São Paulo (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental) e Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (Programa de Pós-Graduação em Psicologia). Possui experiência como docente de nível superior e, atualmente, compõe a equipe de profissionais da clínica Grupo Gradual, especializada no atendimento a indivíduos portadores de transtornos do desenvolvimento. As principais áreas de atuação acadêmica e profissional são: Análise do Comportamento, Psicologia do Desenvolvimento, Desenvolvimento Humano Atípico, Variabilidade Comportamental, Controle Aversivo.


Ilma A. Goulart de Souza Britto


Ilma A. Goulart de Souza Britto é psicóloga, mestre em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Doutora em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pesquisadora e professora-orientadora do Programa de Pós Graduação Lato e Stricto Sensu em Psicologia. Coordena o curso de Especialização Lato Sensu em ‘Psicopatologia: subsídios para a atuação clínica’ da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Possui livros e trabalhos publicados em capítulos de livros e periódicos nacionais e internacionais nas versões impressas e eletrônicas avaliados pelo conceito A e B, segundo a comissão CAPES-ANPEPP.

  
Marcelo Benvenuti

Marcelo Benvenuti é professor no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Foi professor da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor convidado no Programa Pós-graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília. Atualmente, é editor da Revista Brasileira de Análise do Comportamento e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia. Atua como pesquisador em duas linhas de investigação: a) análise experimental do comportamento social, buscando identificar os princípios básicos de variação e seleção em fenômenos como a ilusão de controle, superstição, viés e aprendizagem cooperativa; e b) observação e controle restrito, buscando identificar as contingências básicas daquilo que é comumente identificado em psicologia como atenção. Trabalha também na discussão da necessidade de articulação entre ciência básica e análise de fenômenos complexos para a formação do psicólogo.



 Márcio Borges Moreira


Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005) e doutorado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente é Coordenador do Curso de Psicologia do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Equivalência de Estímulos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise experimental do comportamento, metacontingências, análise do comportamento, comportamento social e sistema personalizado de ensino.



 Roberto Alves Banaco


Professor Titular da Cadeira de Análise do Comportamento da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Coordenador pedagógico do Paradigma- Núcleo de Análise do Comportamento. Coeditor da revista Perspectivas em Análise do Comportamento. Foi Presidente e participou de várias gestões de diretoria da ABPMC. Conselheiro da Sociedade de Brasileira de Psicologia.


Claudia Oshiro


Graduada em Psicologia e mestre em Educação Especial (“Exclusão com estímulos visuais e múltiplas relações de condicionalidade na linha de base”; dissertação orientada pela Profa. Dra. Deisy de Souza) pela Universidade Federal de São Carlos, doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (“Delineamento experimental de caso único: a Psicoterapia Analítica Funcional com dois clientes difíceis”; tese orientada pela Profa. Dra. Sonia Meyer). É especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela Universidade de São Paulo - USP/SP. Atualmente é docente e supervisora clínica no curso de pós-graduação em Terapia Comportamental e Cognitiva da USP/SP, pesquisadora do Laboratório de Terapia Comportamental da mesma universidade e terapeuta analítico-comportamental. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.


Silvia Aparecida Fornazari 


Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Docente da Graduação em Psicologia, Residência Médica em Psiquiatria e do Programa de Mestrado em Análise do Comportamento do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, PR. Pesquisa em Análise do Comportamento aplicada à educação e à saúde, incluindo capacitação de pais, profissionais e professores em manejo comportamental através de instrumento informatizado, e desenvolvimento de procedimentos para utilização clínica.


 Christian Vichi


Professor assistente nível IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco e coordenador do Laboratório de Análise Experimental do Comportamento da UNIVASF. Licenciado em Psicologia (2000) e Psicólogo (2001) pela Universidade São Francisco; Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP (2004) e doutorando em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (a concluir em 2012). Membro do grupo de pesquisa Análise do Comportamento: Pesquisa Conceitual, Básica e Aplicada da UFPA. Pesquisa processos básicos em comportamento social e seleção cultural e tem interesse por bases históricas e epistemológicas da psicologia e da análise do comportamento, objeções ao behaviorismo e comportamento verbal.



Fabiane Ferraz Silveira


Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista UNESP-Bauru, especialista em Terapia Comportamental pela USP-SP e Mestre em Psicologia pela UNESP – Bauru, com dissertação orientada pela Profa. Dra. Alessandra Bolsoni-Silva e Prof. Dra. Sonia Meyer. Desenvolve tese de doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos UFSCar, sob orientação do Prof. Dr. Almir Del Prette e co-orientação da Prof. Dra. Laércia Vasconcelos da UnB. Atuou como docente do Dep. de Psicologia da UNESP – Bauru (2008) e da Universidade de Taubaté (2009). Possui experiência de pesquisa e intervenção nas áreas: intervenção analítico comportamental de grupo (pais, educadores, casais, adultos); processos de mudança em psicoterapia; Treinamento de Habilidades Sociais e Educação a Distância.



Felipe Lustosa Leite


Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2006) e Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2009). Tem experiência na área de Saúde Pública, ligado à política de Redução de Danos ao uso e abuso de drogas; experiência também no acompanhamento terapêutico de autistas. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, sob orientação do Prof. Dr. Emmnauel Zagury Tourinho, trabalhando no Laboratório de Comportamento Social e Seleção Cultural. Sócio da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental desde 2006, tem regularmente apresentado trabalhos no encontro nacional da ABPMC e atualmente faz parte do Grupo de Interesse de Divulgação da Análise do Comportamento por meio de EACs e JACs.


 
Fernando Albregard Cassas


Psicólogo Clínico e Acompanhante terapêutico do Paradigma - Núcleo de Análise do Comportamento. Doutorando em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento na PUC/SP. Mestre em Psicologia: Psicologia Social pela PUC/SP. Coordenador e Professor do Curso de Formação Avançada em Acompanhamento Terapêutico e Atendimento Extraconsultório do Paradigma - Núcleo de Análise do Comportamento, onde também é Professor do Curso de Especialização em Clínica Analítico-Comportamental. Membro da Associação de Psicologia e Medicina Comportamental - ABPMC. Sua principal área de intervenção e pesquisa é Terapia Analítico-comportamental em ambiente extraconsultório. 



 Helder Lima Gusso


Professor do curso de Psicologia da Universidade Positivo, onde leciona Análise Experimental do Comportamento, Métodos de Observação, orienta estágios em Psicologia Organizacional e trabalhos de conclusão de curso. Também trabalha na área de consultoria e treinamento para organizações. Pesquisador em processos de ensino-aprendizagem e em sistemas comportamentais constituintes de organizações. Atualmente cursa doutorado em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, sob orientação do professor Sílvio Paulo Botomé. É mestre em Psicologia também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Administração pela UniFAE Business School (2005). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2005).


 Sandro Iêgo


Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2005), Especialista em Neuropsicologia (2006), Mestre em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Doutorando em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia. Terapeuta Comportamental e Sócio-Fundador do Instituto Baiano de Análise do Comportamento - IBAAC em Salvador - Bahia.  Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento e Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Neuropsiquiatria e Psicoterapia Analítico-Comportamental.

 

Aída Teresa dos Santos Brito


Psicóloga. Professora efetiva da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina - PI. Possui graduação em psicologia pela Universidade Estadual do Piauí e Mestrado em educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Terapia Analítico-Comportamental Infantil pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento. IBAC – DF. Especialista em psicopedagogia. Possui aperfeiçoamento profissional em ABA, TEACCH, Currículo Funcional, PECS. Possui formação e capacitação em TA e AEE. Atua com consultoria educacional com ênfase em inclusão e com Terapia Analítico Comportamental. Áreas de interesse: Terapia Analítico-Comportamental Infantil, educação especial e inclusão.



Angelo A. S. Sampaio


Professor do Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina-PE. Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenador do Encontro de Análise do Comportamento do Vale do São Francisco (EAC do Vale). Sócio da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Suas áreas de interesse e pesquisa incluem: fundamentos epistemológicos e metodológicos da Análise do Comportamento, comportamento humano complexo, abordagens analítico-comportamentais aos fenômenos sociais, à política e à ética, Psicologia Social e Antropologia Cultural (abordagens materialistas ou de base evolucionária).

Nenhum comentário:

Postar um comentário