domingo, 1 de abril de 2012

Emagrecer usando a Psicologia do comportamento

Você já deve saber que manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente são as duas práticas mais importantes para se atingir o peso ideal e, por conseqüência, uma boa qualidade de vida. O que apresento aqui são pequenos e breves exemplos de como a análise do comportamento pode contribuir efetivamente em pensar práticas que visem este fim.

É senso-comum atribuir como causas do comportamento do individuo variáveis internas, tais como: “ele não emagrece porque não tem força de vontade” ou “ele não emagrece porque não quer”. Acredito que uma leitura behaviorista radical com bases nos pressupostos skinnerianos tenderá a fazer uma leitura desta “vontade” mais ligada aos conceitos de controle de estímulos e operações estabelecedoras.Coloco isso neste momento porque ao longo do texto tentarei explicitar a importância de nos atentarmos sempre aos eventos ambientais que alteram a efetividade reforçadora de determinados estímulos.Recomendo sobre o assunto a leitura do livro: “Controle de estímulos e comportamento operante” e do artigo: “O conceito de operação estabelecedora na análise do comportamento”.

Se você quer emagrecer, em primeiro lugar, evite comer o que você não precisa.Tudo o que fazemos tem uma função, não fazemos nada simplesmente por fazer. De forma geral,alimentar-se é o processo pelo qual obtemos os nutrientes fundamentais para mantermos nossas funções vitais.Por vezes este “alimentar-se” assume outras funções.Consumimos alimentos por muitos motivos.Comemos,por exemplo, por fuga ou esquiva de eventos ambientais aversivos, podemos parar de estudar para comer não porque estamos com fome, mas porque estudar em certo momento está aversivo ou cansativo.Podemos ainda “comer uma marca” isto é consumir uma ideia.Da mesma forma que crianças comem espinafre pensando que vão virar o Popaye, homens adultos podem consumir whisky Blue label acreditando que se tornarão os “donos da balada”. Nestes exemplos os produtos tem seu valor reforçador ligado principalmente as conseqüências sociais.

Perceba que quanto pior o tipo de comida (em termos de qualidade nutricional), maiores serão os números de artifícios publicitários que usarão para te convencer a comprá-la. Biscoitos recheados, salgadinhos,guloseimas são sempre muito coloridos, bonitos cheio de desenhos. Para crianças, o saco enfeitado de um determinado salgadinho por vezes pode ser mais reforçador do que próprio salgadinho. Para adultos estes artifícios são igualmente bem elaborados.Comerciais de cervejas e refrigerantes, estão sempre emparelhados com qualidade de vida, juventude, gente bonita e bem estar.Em linhas gerais o que eles fazem é aumentar o valor reforçador dos produtos para que você os consuma.

Se você deseja traçar um plano de emagrecimento efetivo, estabeleça principalmente objetivos de curto prazo. Lembre-se da importância dos reforçadores imediatos.Não faça promessas nem estabeleça metas longas e insuperáveis, pois quanto maior o custo da resposta, maior será a chance de você procrastinar ou desistir.Ao invés disso estabeleça objetivos diários e que possam ser superados.Por exemplo, na academia, se ao final de um dia você perceber que o seu limite é correr 20 minutos na esteira, estabeleça que no dia seguinte correrá 22 minutos.Fazendo isto, provavelmente você sentirá tão bem por ter conseguido se superar, que tenderá a fazer isso novamente. Aumente gradativamente as dificuldades de seus objetivos, e só passe para um próximo nível quando tiver superado 100% o que você estabeleceu previamente.Grandes objetivos podem ser divididos em pequenas partes aumentando a probabilidade de sucesso de um objetivo maior final.

Parar de correr, ou interromper qualquer atividade física ao primeiro sinal de fadiga ou cansaço por menor que ele seja, é um hábito comum.Fadiga e cansaço, são eventos aversivos para a maioria das pessoas. Já ouviu falar da lei do menor esforço? Estamos o tempo todo buscando maneiras mais fáceis e menos custosas de fazer as coisas. Nas academias, em geral as pessoas se dividem em dois grandes grupos: as que procuram o cansaço e as que se esquivam ou fogem dele.As que procuram o cansaço, provavelmente o fazem por saberem que os resultados são sempre proporcionais ao tamanho do esforço¹ e tendem a ser mais bem sucedidas no seus objetivos.As que fogem dele não alcançam resultados significativos, e tendem a desistir.Perceba que enquanto para um grupo o sentir-se cansado é reforçador para o outro é aversivo.Enquanto um grupo se comporta para produzir o cansaço, o outro se comporta para fugir o esquivar-se dele.

Aumente também o valor reforçador dos bons hábitos alimentares da sua casa. Experimente receitas novas com verduras, frutas e legumes.Almoce e/ou com sua família, namorada(o), amigos ou pessoas que você goste.Associe bons hábitos alimentares com coisas eventos reforçadores, tanto quanto a mídia conseguiu associar sexta-feira com cerveja.Arranjar o próprio ambiente é um comportamento de autocontrole.

Para concluir, não acredite em tudo que você ouve. Enquanto você lê este texto, provavelmente centenas ou milhares de pessoas ao redor do mundo estão pensando em novas e criativas maneiras de tirar dinheiro de você.No nosso atual sistema de produção qualquer coisa que possa se transformada em dinheiro vai ser usada para isso.Você já deve conhecer dezenas de shakes emagrecedores, centenas de aparelhos de ginásticas milagrosos, remédios que reduzem o apetite, cirurgias que vão te deixar com uma cintura de modelo, e etc.Cabe a você avaliar quais os verdadeiros fins destes tipos de produtos/serviços e se eles contribuem efetivamente na tarefa de tornar a sua vida mais saudável. 

¹ Na hora de praticar exercícios físicos lembre-se que o objetivo de qualquer esporte é (ou deveria ser) promover saúde e bem estar.Portanto não faz sentido você fazer exercícios em excesso, que te machuquem ou que não lhe agradem. Fazendo tudo isso, você só tornará o "praticar" esportes algo aversivo.A probabilidade de você desistir e passar o resto da vida fugindo ou se esquivando de praticá-los novamente é muito alta.Atente para o fato de que uma coisa é um evento antes aversivo passar a ter um valor reforçador por conta de consequências reforçadoras imediatas programadas, outra coisa bem diferente é fazer coisas com consequências imediatas aversivas visando um reforçador positivo maior mas que virá muito tempo depois (cuidado com a história do NO PAIN, NO GAIN).



Bibliografia sugerida:

Miguel, Caio F.. (2000). O conceito de operação estabelecedora na análise do comportamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 16(3), 259-267. Retrieved April 01, 2012, from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722000000300009&lng=en&tlng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722000000300009.

Sério, T. M. A. P.; Andery, M. A.; Gioia, P. S. & Micheletto, N. (2004). Controle de estímulos e comportamento operante: uma (nova) introdução. São Paulo: Educ.

2 comentários:

Deijiane disse...

Excelente!!!!! este blog está a cada dia melhor!

Sílvia Simões |Lizzie| disse...

Muito bom seu texto! Vou divulgar amplamente. :D

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