O livro Gestão de Pessoas, de autoria de Luiz César G. Araújo, traz em seu capítulo sobre Recrutamento e Seleção (cap. 2), um conjunto de dicas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego. São regras simples, mas que diminuem as chances de um não.
Estas dicas são:
1) Não chegar muito cedo na empresa, nem muito tarde. Chegar cedo demais pode colocá-lo em situação constrangedora. Chegar atrasado, nem é necessário comentar.
2) Tomar bastante cuidado com o vestuário, perfume ou maquiagem. Para ter uma noção sobre como se vestir para a entrevista naquela empresa específica você pode fazer uma visita alguns dias antes, de maneira discreta, e observar como seus funcionários se vestem
3) A importância da Internet. Mesmo que você conheça a empresa na qual visa a contratação, vale entrar no site da mesma e conhecer um pouco mais. Pode ser que, na entrevista, conhecer alguns detalhes de sua cultura ajude.
4) Evite troca de olhares. Pode acontecer que, no decorrer da entrevista, aconteça uma troca de olhares entre entrevistador (a) e candidato (a). Caso aquela paquera não seja mais importante do que o cargo na empresa, evite a todo custo a situação. O autor lembra que há a possibilidade daquela troca de olhares ser parte da avaliação na seleção. Se o candidato corresponder, dependendo da empresa, ele poderá ser considerado perigoso naquele ambiente.
5) Problemas pessoais só interessam a você. Entrevista de emprego não é terapia.
6) Não diga que é fluente em idiomas caso não seja. A mesma regra vale para qualquer outro aspecto. Mentir sobre conhecimentos, habilidades e competências é um erro grave que, se desmascarado, pode conduzir o candidato para em longe da organização.
7) Desligue o Celular. Convém já chegar com o aparelho desligado na entrevista, como lembra Araújo (2006, p. 28), porque o toque dele pode cortar o raciocínio e obrigar o entrevistador a dar uma nova ordem à entrevista.
8) Conheça o seu currículum vitae e o seu resume. Muitos currículos são elaborados por pessoas especializadas, e muita gente recebe e imediatamente envia para empresas, sem sequer ler o que está escrito.
9) A experiência anterior é importante, mas é preciso que se fale dela de forma elegante. Jamais fale mal de uma empresa na qual trabalhou anteriormente. Falar bem pode não contar pontos; mas falar mal, é um passo rumo à saída (P. 30).
10) Mantenha um olhar firme, objetividade, gestual simples e poucos movimentos. Na verdade, estas são sugestões que vão tranqüilizar o entrevistador e não somente tranqüilizar você (p. 30).
Após estes 10 mandamentos, ARAÚJO (2006) ainda cita mais 20, que podem ser resumidos em 5 da seguinte maneira.
1) Moderar o tom da voz, procurando ser claro, não falando muito alto e nem muito baixo. É importante também mostrar energia e entusiasmo na fala; pois, caso contrário, pode passar um ar de desinteresse.
2) Tomar muito cuidado com os erros de pronúncia, bem como evitar pedir desculpas (exceto quando for extremamente necessário), mencionar nomes, gaguejar ou contar histórias infantis.
3) Não flertar com o entrevistador (a), tão pouco falar de sexo (ou sexualidade) ou fazer piadas. Se quer destruir sua tentativa de empregabilidade, entre em discussão com o entrevistador. Nunca use palavrões, nem mesmo se o entrevistador usar.
4) Nunca responder sim ou não. Procure dar os porquês de suas respostas. Evite também reclamar, seja lá do que for. Evite perguntar sobre salários, benefícios ou afins, exceto se o entrevistador tocar no assunto e der espaço para isto.
5) Jamais demonstre arrogância ou presunção.
Um comentário:
Boa hein Neto....esse tipo de título chama a atenção do pessoal....gostei bastante! Continue assim,
Bjus,
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